O título escolhido para a dupla de abertura foi "João Natura". Foi ele o eleito para figurar na capa de primeira edição especial da PRIMA ECO, uma revista sobre o respeito pela Natureza e pelo planeta.

João Manzarra é consistente na sua escolha de uma vida mais sustentável. Desde cedo que ele percebeu que só há um caminho, e que o caminho é verde. O miúdo de gargalhada fácil que se estreou na SIC com 21 anos deu lugar a um adulto mais tranquilo, inspirado na Natureza e preocupado com a causa ecológica. Trocou a cidade pelo campo, pôs-se a estudar filosofia e procura encher o dia de coisas felizes.

Nesta edição explicamos porque é preciso abrir os olhos para a emergência climática, com factos e números que dão que pensar, e passamos em revista o que podemos todos fazar para ajudar.

Fomos descobrir mais figuras, marcas e projetos comprometidos com a ecologia e a sustentabilidade. Pessoas como Ana Milhazes, Leila Teixeira, Catarina Matos, Sara Silva e João Mendes, que mudaram hábitos para reduzir desperdícios e nos explicam como seguir as suas pisadas. Ou Janis Delarte que faz arte com desperdícios, e Andreas Zoe, mais conhecido como The Trash Traveller, um viajante cata-plástico, que anda por Portugal a alertar para este atentado ambiental.

Andámos a fazer compras as granel, descobrimos a magia da soenga, uma técnica portuguesa ancestral de fazer cerâmica com fogo, e deliciámo-nos com o material orgânico do burel.

Viajámos até aos Açores, para nos encantarmos com duas ilhas menos exploradas do paraíso sustentável no meio do Atlântico, e ainda mergulhámos nas palavras e no exemplo do escritor Joel Neto, que se mudou do Lisboa para regressar às origens na Ilha Terceira para fazer um jardim.

Andámos a descobrir os mapas de ideias de Dulce Maria Cardoso, Rita Blanco, António Galapito, Ricardo Ramos e Madalena Brandão. Fomos ver o que andam a ler Joana Seixas, Sandra Cóias, Liliana Dinis, Luis Alves e João Ricardo Alves. Encontrámos espaços fabulosos para passar férias sem pegada, sugerimos documentários que vai gostar mesmo de ver, mostramos o que há de novo por aí.

Venha daí com a PRIMA. Porque verde é o caminho.

ESTE É O MOMENTO DE REGRESSAR EM VERDE

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.