Esta é uma história sobre igualdade de género. Ou uma coleção de histórias de mulheres inspiradoras e a respetiva obra escrita. Um conjunto de textos lidos pelas atrizes Mariana Monteiro e Teresa Tavares, num novo podcast alojado no site d’A Nossa PRIMA e para ouvir no Spotify e no Soundcloud, que pretende dar a conhecer uma ínfima parte do trabalho e da vida de grandes nomes no feminino, de diferentes gerações e áreas de intervenção na cultura mundial. A ideia para as Grandes Primas partiu da vontade de duas atrizes de criarem uma espécie de tertúlia em que convidam os ouvintes a refletir sobre mulheres que tratam a liberdade por tu. “Quisemos ter algo semelhante a um clube de leitura, num podcast”, explicam.

O projeto começou a desenhar-se em meados deste ano, graças ao envolvimento das duas atrizes com a Associação Corações com Coroa, que promove a solidariedade, a inclusão e a igualdade de oportunidades junto de pessoas vulneráveis, nomeadamente na ligação às causas das mulheres. “Temos essa afinidade de ‘causa’, que se foi tornando maior e nos aproximou”, explica Teresa Tavares. Depois de terem feito umas leituras de textos de escritoras portuguesas (Adília Lopes, Dulce Maria Cardoso, Natália Correia, entre outras) no Corações com Coroa Café, em Lisboa, dizem, “percebemos que queríamos fomentar essas leituras e criar uma tertúlia em que conjugássemos este interesse”. Lembraram-se então do formato podcast – “um fenómeno que é também uma boa forma de recolher informação de forma leve”, refere Mariana Monteiro – e de o propor à PRIMA. “Queremos convidar os leitores a acolherem esta ideia de ouvirem um excerto de uma obra, quem sabe de alguém que não conhecem, de mulheres transversais a todas as épocas, e com isso, talvez, partirem à descoberta de mais informações sobre elas”, acrescenta Mariana.

Grandes primas
GRANDES PRIMAS COM MARIANA MONTEIRO E TERESA TAVARES

Para os primeiros episódios contam com um excerto dos livros Apenas Miúdos, de Patti Smith, Alegria Para o Fim do Mundo, da portuguesa Andreia C. Faria, Problemas de Género, de Judith Butler, e O Astrágalo, de Albertine Sarrazin, num total de 14 episódios – chamemos-lhe a primeira temporada. Uma seleção de textos e biografias feita por Ana Cepeda Alves, copywriter durante dez anos e neste momento a frequentar um mestrado em edição de texto. “Houve a necessidade de procurar alguém que trabalhasse na área. Tínhamos – e temos – muitas ideias e nomes, mas era preciso alguém que reunisse e juntasse informação”, diz Teresa.

As propostas de nomes foram feitas e avaliadas em conjunto, até sobre autoras cujo trabalho as duas atrizes desconheciam. “Ainda pensámos em ter homens, mas a verdade é que ao longo da História as mulheres foram muito esquecidas. Tenho muito orgulho em fazer um podcast especificamente sobre as mulheres.” E depois, acrescenta Mariana, “na apresentação de cada uma, ficamos a saber quem é, de onde vem, qual foi a sua causa maior, o que a fez rasgar (...) é muito interessante ver mulheres de outras épocas a tocarem em pontos completamente atuais. Se escondêssemos os nomes, seriam discursos de hoje”. A música e composição sonora são da artista Débora Umbelino, mais conhecida por Surma.

Conscientes do movimento de afirmação da mulher na sociedade que se vive atualmente, todas pretendem que o podcast Grandes Primas seja também um “momento de abertura de consciência de forma mais ampla”, frisa Mariana. Para Teresa, “é essencial falar da questão da igualdade. Irrita-me quando dizem que está tudo feito e podemos ir descansar à sombra da bananeira. Não podemos – aliás, em tema nenhum”.

Teresa e Mariana têm ambas carreiras feitas em televisão, teatro e cinema, e vindo, ao longo dos últimos anos, a estar ligadas a algumas causas maiores. Este podecast é apenas mais um dos seus inúmeros projetos. Conheça-as melhor nesta edição da PRIMA, agora nas bancas e oiça aqui o primeiro episódio.

Veja aqui o episódio #1 sobre Patti Smith

grandes primas
GRANDES PRIMAS COM MARIANA MONTEIRO E TERESA TAVARES

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.