Considera-se curioso por natureza? Então vai gostar deste livro. "O livro dos Curiosos", editado pela Contraponto, responde a centenas de perguntas sobre os temas mais variados - nacionais, internacionais e até espaciais. Seleccionámos 7 questões do capítulo Ciência, Tecnologia e Biologia, sobre aviões, viagens e espaço (um tema que importa à PRIMA, que adora viajar).

O que leva a maioria dos aviões a serem brancos?

Basta olhar para o céu e observar os aviões de carreira que passam para perceber que na sua grande maioria são brancos. Uma das principais razões para isso acontecer é o facto de o branco, ou cores leves, refletir a luz solar, minimizando assim o calor e o risco de radiações solares

Num avião pintado de branco, é também mais fácil detetar danos na estrutura, como fendas, amolgadelas, derrames, etc. Além disso, em caso de acidente, o branco pode facilitar a localização do avião.

Não menos importante é o custo, pois uma pintura com várias cores e formas implica mais tinta, e esse peso extra repercute-se no gasto de combustível. Também não se nota tanto ao desbotar e o preço de revenda de um avião é mais alto se for branco.

Quanto pesa a tinta de um avião de passageiros?

A tinta pode acrescentar a um avião comercial entre 270 e 550 quilogramas, ou seja, mais ou menos o equivalente a quatro e oito passageiros, o que se repercute no combustível gasto. Tudo isso multiplicado por centenas de viagens pode ser um custo significativo para uma companhia aérea.

Os aviões, por norma, têm três camadas de tinta, sendo a terceira mais decorativa e, como tal, menos essencial. Ou seja, é aquela que permite poupar peso e custos.

De início, por razões económicas, as companhias deixavam o alumínio exposto, apenas com o logótipo pintado, mas os aviões eram bastante menos resistentes ao desgaste provocado pelas intempéries.

Quantos aviões há no ar ao mesmo tempo?

A 29 de junho de 2018 foi batida pela primeira vez a barreira dos 200 000 aviões no ar num único dia, quando o site sueco Flight Radar 24 registou 202 157 voos. Nesse mesmo dia, foram registados a dado momento em simultâneo no ar, em todo o globo,19 285 aviões.

No plano oposto, o dia de Natal de 2017 registou apenas pouco mais de 101 000 aviões no ar.

No ano de 2017, foram transportados por avião cerca de 4000 milhões de passageiros em todo o mundo.

Que rasto de «fumo» é aquele que se vê nos aviões bem lá no ato?

Antes de mais, não se trata de fumo, mas sim de condensação, gerada peio vapor largado pelos motores dos aviões durante a combustão. Quando o vapor expelido entra em contacto com o ar fresco da atmosfera, cria os traços brancos que por vezes se veem nos céus.

Há uma conhecida teoria da conspiração, conhecida por «chemtrails», ou seja, rastos químicos, que alega que tais traços são antes agentes químicos ou biológicos lançados propositadamente.

A inventora do processador de texto criou o primeiro sistema de reservas aéreas?

A norte-americana Evelyn Berezin (1925-2018) inventou algo que muitos de nós utilizam diariamente e que ajudou a escrever este próprio texto: o primeiro processador de texto eletrónico. Chamou-lhe Data Secretary e em 1971 fundou uma empresa, a Redactron, para comercializá-lo.

Berezin, licenciada em Física, e a sua equipa criaram um sistema de raiz, com a memória e o armazenamento a processarem-se em cassetes. O sucesso foi tal que a empresa começou a exportar. Foram vendidas cerca de 10 000 destas máquinas, a 8000 dólares cada, antes de a IBM dominar o mercado.

Mas, já em 1962, Berezin, que trabalhava em sistemas informáticos, criara para a companhia aérea United Airlines um sistema informático de reservas de bilhetes, o primeiro do género, que contava com uma rede de computadores disseminada por 60 cidades americanas.

Quantos passageiros cabem no maior avião do mundo?

O Airbus A380 conquistou o título de maior avião de passageiros do mundo ao entrar ao serviço em 2007, destronando o histórico Boeing 747. O A380 consegue acomodar cerca de 850 pessoas se todos os lugares forem adaptados à classe económica. Se os passageiros forem distribuídos por três classes, podem fazer a viagem cerca de 520 pessoas.

Em 2018, aterrou pela primeira vez em Portugal um destes aviões, no Aeroporto de Beja, embora não se tratasse de um voo comercial. O aparelho pertence à empresa portuguesa Hi Fly.

Até onde já subiu um helicóptero?

A altitude máxima que um helicóptero atingiu até hoje foram 12 442 metros. Trata-se de um recorde já antigo, de 21 de junho de 1972, dia em que foi alcançado pelo francês Jean Boulet a bordo de um aparelho Aerospatiale SA 315 B Lama. Só não subiu mais alto por o motor ter parado de repente, obrigando o aparelho a descer em autorrotação.

Mas este voo foi só subir e descer no ar. O helicóptero que pousou no ponto mais elevado de sempre era pilotado por outro francês, Didier Delsalle, que levou um Eurocopter a aterrar no pico do Evereste a 14 de maio de 2005, a cerca de 8950 metros acima do nível do mar.

 

Manual dos Curiosos

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.