É parecida com a Rapariga do Brinco de Pérola, a famosa obra de Vermeer? Ou será mais o género da Dona Isabel de Porcel, do Goya? Agora pode descobrir qual o quadro mais parecido consigo através da ferramenta Art Selfie, uma nova aplicação da Google, lançada hoje globalmente, que através da inteligência artificial, mostra qual a obra de arte que mais se compara com a selfie do utilizador.

A Google tem investido na tarefa de dar a  conhecer a arte. Juntamente com centenas de  museus parceiros em todo o mundo tem vindo a experimentar novas formas para as pessoas descobrirem e interagirem com obras artísticas. A Google Arts & Culture é uma aplicação da Google que oferece diversas ferramentas para quem se interessa por arte. Através da aplicação, é possível ver obras de arte em alta resolução, visitar museus, conhecer detalhes sobre movimentos artísticos e biografias de ícones da arte, entre muitas outras curiosidades.

Art selfie2

Agora, com a Art Selfie, é também possível encontrar-se algures numa sala de um museu. Os resultados, nem sempre verdadeiramente idênticos, são pelo menos divertidos e sempre dão a conhecer um pouco mais sobre obras e museus. Não há como experimentar: a aplicação Google Arts & Culture está disponível em iOS ou Android. É só tirar uma selfie e deixar o computador fazer o resto.

Art selfie3