As cores e os padrões são a imagem de assinatura da Otherwise, uma marca de camisas de homem todas feitas na Índia e que abriu no final da primavera uma pequena loja no Mercado de Campo de Ourique. A marca de Manuel Ochoa Pires nasceu como um repto da irmã mais velha, Maria Ochoa Pires, que tem há 10 anos a marca de roupa feita na Índia, Dream Catchers. “A minha irmã viveu lá, conhece bem a cultura têxtil do país e agora já está a trabalhar em peças com tecidos mais delicados e tingimentos manuais, por exemplo. E ela desafiou-me a lançar uma linha de camisas de homem.”

Otherwise
A loja fica dentro do Mercado de Campo de Ourique créditos: © LUIS BARRA 2019

Manuel, que já costumava ajudar a irmã a vender em algumas feiras, meteu-se a caminho da Índia em 2017 para fazer uma primeira coleção de camisas exclusivas, com tecidos diferentes. Em abril de 2018, começou a vendê-las. “A aceitação foi enorme. Vendi tudo”, conta. E nessa altura decidiu despedir-se do trabalho em marketing do Barclaycard, seguir a proposta da irmã e lançar a Otherwise. 

Otherwise
Fazem apenas 30 modelos de cada padrão créditos: © LUIS BARRA 2019

Voltou à Índia para escolher novos tecidos, assistir às várias técnicas de confeção e estampagem e regressou com uma coleção para 2019, onde existem apenas 30 modelos de cada camisa. São todas feitas em algodão, mas com diferentes tecidos. “Tenho algodão orgânico de flor de bananeira, algodão orgânico feito à mão num tear, tenho estampagem manual.” E para se perceber que tipo de processos de trabalho são estes, vale a pena passar na página de Instagram da Otherwise (@otherwise__) para ver a equipa de trabalho na Índia - “não têm certificado do comércio justo, mas seguem as mesmas políticas”, ressalva Manuel.

Otherwise
São camisas de homem, mas há várias mulheres também a comprar créditos: © LUIS BARRA 2019

A loja de Campo de Ourique surgiu a convite de um amigo e, para quem estava apenas no online e em algumas lojas de Lisboa, Porto, Algarve e Peniche, fazia sentido. “A loja é um passo natural para a evolução da marca.” As camisas custam entre €50 e €100, são pensadas para homem, mas também caem bem em mulheres com atitude - já diz o slogan da marca, “wearable attitude”. 

Mercado de Campo de Ourique, Loja 15, Rua Coelho da Rocha / seg-sex 12h-20h, sáb e dom 11h-19h

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.