No final do verão, a Ribeira do Porto viu nascer um pequeníssimo hotel de charme assinado pela Gran Cruz. A marca centenária de vinho do Porto instalou-se num edifício de poucos andares que transformou na Gran Cruz House, uma casa confortável com sete quartos, todos com vista rio, e um restaurante de cozinha fine dining a puxar para o descontraído de nome Casario - o mesmo que o rodeia, claro está.

Casario
Varanda com vista para o Douro créditos: Luís Ferraz / Gran Cruz House

Para comandar a cozinha chamaram não um, mas dois chefes. São eles Miguel Castro e Silva, nome grande da gastronomia local, mas que nos últimos anos se divide entre a Porto e Lisboa, e José Guedes, há seis anos à frente do restaurante De Castro Gaia, no Espaço Porto Cruz, também da Gran Cruz. “É interessante, porque a ementa foi toda pensada pelos dois, que somos de gerações diferentes, com ideias que se foram complementando”, diz Miguel Castro e Silva, o mais velho da equação, também responsável pelo Espaço Porto Cruz.

Casario 3
O interior do restaurante créditos: Luís Ferraz / Gran Cruz House

O projecto gastronómico a quatro mãos assenta numa cozinha sazonal, a respeitar as raízes portugueses, mas com algumas influências do mundo. Daí que tanto se possa provar um caldo fumado com lula, cogumelos shitake e cebolo, como um bacalhau à Gomes de Sá (reza a história que José Gomes de Sá viveu no Muro dos Bacalhoeiros, a poucos metros do hotel), uma terrina de foie gras com vinho do Porto ou um prato de porco com migas de paio e couve lombarda. É escolher entre os pratos à carta ou um dos menus de degustação (a partir dos 36€) e pedir, caso queira conhecer a lista de vinhos da Gran Cruz, a seleção de vinhos. “A ideia do restaurante é puxar também a harmonização dos vinhos que temos e que o chefe Miguel já faz connosco há muito tempo”, explica Daniel Cardoso director-geral da marca.

Casario 2
Lula, cogumelos shitake e caldo fumado créditos: Luís Ferraz / Gran Cruz House

Aberto para almoço e jantar, o Casario tem uma bonita varanda com vista para o Douro, ideal para dias de sol, e uma sala interior decorada com gosto e cheia de luz. É subir ao segundo andar da Gran Cruz House e ver do que falamos.

Gran Cruz House, Rua de Cimo de Muro, 61, Porto / 227 662 270 / ter-sáb 12h30-15h e 19h-22h, dom 12h30-15h