Acreditamos que não é preciso estar a montar uma casa para entrar numa loja dedicada à decoração de interiores. Assim como defendemos que escolher uma nova peça, seja ela para a o canto da estante ou para estar em destaque numa divisão, também deve ser feito ao vivo e a cores. Somos contra o digital? Nada disso (afinal, estamos num site, err...), mas existem lojas que mais parecem imagens do Pinterest a três dimensões e merecem ser visitadas. A Banema, no Quarteirão das Artes, no Porto, é uma delas.

Reabriu em junho, com novo nome e depois de alguns meses em afinação do conceito, no lugar da antiquíssima panificadora Padaria Independente, um espaço foi entretanto uma galeria de arte e que a empresa de madeiras Banema ocupou como Miolo Design, há dois anos. No último verão, acabou a marca Miolo e nasceu a Banema - apesar de os chamativos azulejos do primeiro inquilino nunca terem desaparecido da fachada - com dois andares para explorar.

Seleção de marcas de design créditos: Luís Ferraz / Banema Studio

Em baixo fica a Banema Studio, uma concept store com peças de mobiliário, objetos decorativos, de iluminação, revistas, livros, marcas de estacionário ou de fragrâncias. “Reformulámos o rés-do-chão porque também já tínhamos aqui outras marcas e quisemos crescer. São tudo marcas com forte componente de design”, conta Joaquim Neves, o dono. Design contemporâneo, note-se, e algum com selo nacional. Estão lá as peças icónicas da dinamarquesa Hay, as estantes modernas da italiana Magis, as portuguesas peças de design de lifestyle da UTIL e as mantas da Alguidar, os livros da Gestalten, entre outros artigos, escolhidos pelos donos e com curadoria da agência criativa O Apartamento.  

Em cima escolhem-se madeiras créditos: Luís Ferraz

No andar de cima, para respeitar a origem da Banema, uma empresa em produtos de madeira nascida em 1964, está o Banema Lab, “um espaço onde os arquitetos, os designers de interiores, os alunos da faculdade podem vir conhecer os vários materiais”. É provável que a linguagem seja mais técnica, mas aqui até a forma como as peças tem toque de design.

Rua Adolfo Casais Monteiro, 123, Porto / 227 661 910 / seg 14h30-19h, ter-sex 09h30-13h, 14h30-19h, sáb 15h30-19h